Orientações para submissão
A Crítica Socialista publica artigos sobre os principais dilemas humanos do passado e do presente.
Buscam-se textos que tenham rigor intelectual, valorizando a escrita fluida, inteligente e reflexiva, tendo por modelos Walter Benjamin, Jeanne Marie Gagnebin, Roberto Schwarz, Walter Rodney e Ellen Meiksins Wood.
Os ensaios devem ter em mente um público educado e perspicaz, de leitura geral.
Submissões de militantes políticos, jovens pesquisadores e escritores são bem-vindas.
Por não ser uma revista acadêmica, não são aceitas submissões de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, comunicações de congressos ou simpósios, exceto quando reescritos e adaptados para a revista e seus leitores.
Para mais orientações, consulte as diretrizes para submissão.
Diretrizes para submissão
Escopo
A Crítica Socialista aceita submissões espontâneas de artigos que estejam dentro de seu escopo (história, filosofia, política, cultura, economia política e movimentos sociais) e de sua perspectiva política e teórica (marxismo).
Extensão
Os ensaios devem ter até 2,5 mil palavras ou 5 páginas, conforme o template para autores.
Estilo
Ao escrever o artigo, considere sua fluência e estilo, bem como seu encadeamento lógico. Escreva um texto no qual você sentiria prazer em ler.
Evite estruturas e construções próprias do gênero acadêmico.
Sinta-se à vontade para escrever na primeira pessoa do singular (para textos de uma autoria) ou na primeira do plural (para textos em coautoria).
Arrisque teses e não hesite em confrontar ideias, sobretudo as consagradas, afinal, “ser radical é agarrar a coisa pela raiz” (Karl Marx, Crítica da Filosofia do direito de Hegel – Introdução).
Normas para as referências bibliográficas
As notas de rodapé, para referências bibliográficas, devem ser evitadas. Caso indispensáveis, as referências bibliográficas devem estar em notas de rodapé, sempre completas (não use idem, ibidem e op. cit) e seguir a ABNT NBR 6023:2018.
Evite usar as notas para textos, sobretudo longos. Desenvolva suas ideias no corpo do texto.
A função das notas de rodapé é informar o leitor sobre a origem de uma fonte, paráfrase ou citação. Logo, utilize-as só quando indispensável. Evite amontoar referências que não tenham sido examinadas no corpo do texto.
Os principais estilos de referências são:
Livro
SOBRENOME, Prenome; SOBRENOME, Prenome. Título do livro: subtítulo do livro. Trad. de Prenome Sobrenome. #. ed. Cidade de publicação: Editora, ####. (Coleção; #).
Capítulo de livro
SOBRENOME, Prenome. Título do capítulo: subtítulo do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome (org.). Título do livro: subtítulo do livro. Trad. de Prenome Sobrenome. #. ed. Cidade de publicação. Editora, ####. p. ###-###. (Coleção; #).
Artigo (periódico científico, jornal e revista)
SOBRENOME, Prenome. Título do artigo: subtítulo do artigo. Periódico científico/Jornal/Revista, Cidade de publicação, v. #, n. #, p. ###-###, ## mês. ####.
Formato e submissão
Artigos devem ser submetidos via e-mail no formato .doc ou .docx para submissao@criticasocialista.org.
Para facilitar o seu e o nosso trabalho, utilize o template.
Processo de avaliação
As submissões espontâneas serão examinadas e avaliadas pelos membros do Conselho Editorial.