Felipe Cotrim
Editor-executivo da Crítica Socialista. Mestre em História Econômica pela USP. Autor de Jovem Engels: evolução filosófica e crítica da economia política (1838-1844) (Viriato, 2022).
Claudio Katz, América Latina na encruzilhada global. Resenha. Crítica Socialista, n. 1, jan./fev. 2025.
Ítalo de Aquino
Historiador e editor do blog Kniga Economia Política.
Juros e retóricas enganosas. Crítica Socialista, n. 1, jan./fev. 2025.
O pronunciamento de Haddad e o insustentável peso do arcabouço fiscal. Crítica Socialista, n. 1, jan./fev. 2025.
Quem matou Kennedy (e quem mataria Trump?). Resenha. Crítica Socialista, n. 1, jan./fev. 2025.
Michael Roberts
Trabalhou na City de Londres como economista por mais de quarenta anos. Observou de perto as maquinações do capitalismo global por dentro da toca do dragão. Ao mesmo tempo, foi ativista político no movimento trabalhista por décadas. Desde que se aposentou, escreveu vários livros. The Great Recession: A Marxist View (2009); The Long Depression (2016); Marx 200: A Review of Marx’s Economics (2018); e organizou, com Guglielmo Carchedi, World in Crisis (2018). Ele publicou vários artigos em diversas revistas acadêmicas de economia e artigos em publicações de esquerda, bem como no blog The Next Recession.
Perspectivas para 2025: crescimento ou estagnação? Crítica Socialista, n. 1, jan./fev. 2025.
Osvaldo Coggiola
Editor-chefe e fundador da Crítica Socialista.
Ditaduras militares, o que resta delas? Crítica Socialista, n. 1, jan./fev. 2025.
Savas Michael-Matsas
Nasceu em 1947 em Atenas. É secretário-geral do EEK, o Ergatiko Epanastatiko Komma, ou Partido Operário Revolucionário, e membro do Centro Socialista Internacional “Christian Rakovsky”. Estudou Medicina na Universidade de Atenas entre 1965 e 1971. Entre 1971 e 1974, fez pós-graduação em Radiologia e Oncologia em Paris, onde também estudou Filosofia, História e Economia Política. Nos últimos trinta anos, Savas publicou muitos livros, artigos e ensaios sobre filosofia, economia política, estudos judaicos, história e teoria literária com base em um marxismo não dogmático. Desde a década de 1970, participa do movimento marxista internacional. Atualmente é professor de filosofia e estudos culturais na Universidade de Atenas. Seus ensaios foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, português e turco.
Aonde vai a Síria?: seis teses. Crítica Socialista, n. 1, jan./fev. 2025.
Sebastián Sarapura Rivas
Editor-executivo da Crítica Socialista, historiador e militante comunista.
Perspectivas para 2025: crescimento ou estagnação? Tradução. Crítica Socialista, n. 1, jan./fev. 2025.
Sungur Savran
Escritor e militante revolucionário turco. Nasceu em 1946 em Ancara e vive em Istambul. É secretário-geral do DİP, o Devrimci İşçi Partisi, ou Partido Revolucionário dos Trabalhadores, colunista da Gerçek [Verdade] e editor da Devrimci Marxism [Marxismo Revolucionário]. Formou-se em Política pela Universidade Brandeis e obteve doutorado em Economia pela Universidade de Istambul. Lecionou em várias universidades, inclusive como professor visitante na The New School for Social Research.
A barbárie entra na Casa Branca. Crítica Socialista, n. 1, jan./fev. 2025.
Walter Ramalho
Colaborador da Crítica Socialista.
Editorial. A tarefa para 2025 é superar os impasses. Crítica Socialista, n. 1, jan./fev. 2025.